sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vinagre no cabelo?


Olá pessoas. Vou falar hoje de um produto de certa forma “inusitado” mas que é uma maravilha pros cabelos: vinagre. Isso mesmo cara colega, não ria e nem faça piadinhas relacionando saladas e cabelos, pois o negócio é bom mesmo!

Quando eu era criança, minha avó me fazia lavar a cabeça com vinagre e eu não entendia o por quê, na verdade, até hoje ela também não sabe dizer o motivo.. Fato é que eu não me lembro muito bem se fazia bem ou não, então lá fui eu, lavar a juba com vinagre novamente e ver qual era o resultado...

Os fios ficaram macios que só e, com um brilho que há muito tempo não via nos meus cabelos. Fui procurar uma explicação plausível para isso e é tudo uma questão de química (nunca fui boa nisso). O pH natural dos fios é ácido. Então, enxaguando os fios com vinagre, você devolve o pH natural do cabelo. O vinagre faz com que as cutículas dos fios se fechem, e por isso, os fios ficam tão brilhantes.

Mas por favor, não vá sair lavando os cabelos com vinagre desesperadamente, pois vinagre tem álcool, e álcool resseca o cabelo! Uma vez por semana tá bom!

Eu fiz da seguinte maneira: lavei normalmente com xampu e máscara (não uso mais condicionador) e depois enxaguei com vinagre diluído em água. A quantia foi a olho mesmo, mas procurei por receitas e a maioria fala em 2 colheres de sopa de vinagre para 1 litro de água. De preferência, faça isso no enxágue final, aquele quando você toma coragem de sair do chuveiro sabe? Pois se o vinagre fecha as cutículas, não vai adiantar nada passar antes do xampu e condicionador, pois o cabelo não vai absorver os nutrientes necessários ok?

Ah e, sobre o cheiro, é ruim mesmo! Mas depois que o cabelo seca ele some! 

Todas as receitas indicam vinagre de maçã, não sei bem o por quê, mas não custa nada obedecer né gente! Hahahaha Parece que também faz muito bem pra caspa, mas como eu não tenho, não posso afirmar pra vocês. Alguém teste e me conte depois... Dizem as boas línguas que traz benefícios para a saúde e para a pele também, mas isso eu ainda vou testar e depois conto!


Beijosmeliguem!




                     (sem querer fazer propagando ok? foi a única imagem bonitinha que encontrei rs)




Um comentário:

  1. Oi linda, eu já usei pra caspa, quando era criança, e ajuda sim. Principalmente, diminui muito a coceira. Bjos

    ResponderExcluir